logo
. . .

Use o Verificador de Domínio para encontrar domínios únicos!

Perguntas Frequentes (FAQ)

Listamos abaixo as perguntas mais frequentes feitas pelos nossos usuários.

Um nome de domínio é um pouco como o seu endereço físico e é como as pessoas o encontram na Internet. É essa a razão de chamar à barra de cima de um browser de barra de endereços - é onde digita um nome de domínio para descobrir um site.

Se um nome de domínio é como a sua morada, então o servidor em que o seu site está alojado é como um prédio. Quando imagina um site, define o seu nome de domínio apontando para o seu servidor de modo que, as pessoas que quiserem encontrar o seu site inserem o seu nome de domínio e este vai levá-los diretamente para lá. Sem um nome de domínio, os utilizadores teriam de introduzir o endereço IP (por exemplo, 100.18.185.140) do seu servidor.

A grande maioria dos sites que visita usam um nome de domínio. Por exemplo inolectus.com é um nome de domínio. Instagram é o nome do sitio e google.com é o seu nome de domínio.

Existem nomes de domínio de vários tipos e escalas mas todos têm algo em comum: são compostos por duas partes - o rótulo (ex. 'INOLECTUS') e o domínio de nível superior (ex. '.com'). Há uma enorme diversidade de extensões de domínio premium, desde códigos de país (ou seja, ".co.mz ou .za") a códigos específicos para áreas como .gov para entidades do governo e .edu para entidades da educação.

Além do mais, com mais de 330 milhões de nomes de domínio registados, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que gere a arquitectura universal da rede de nomes de domínio admitiu recentemente a urgência de um novo género de nome de domínio. Por esse motivo, anunciaram uma grande quantidade de novas extensões de domínios genéricos de topo (gTLDs), de .bike e .clothing a .ventures e .guru.

Como resultado, existe uma enorme variedade quando se trata de escolher um nome de domínio mas, igualmente, ser complicado descobrir o nome certo para si ou para a sua empresa. É uma decisão importante - e possivelmente uma das mais criticas que irá fazer. E, mesmo que posso alterar o nome mais tarde, é geralmente melhor não o fazer se puder evitá-lo.

Quando regista um domínio de um registador acreditado (como a INOLECTUS CLOUD SERVICE), efetivamente assegura os direitos para usar aquele domínio por uma determinada duração.

Quando tiver registado o seu domínio, o passo seguinte é apontá-lo ao servidor onde o seu site está alojado. Note que estas alterações podem levar até 72h para serem aplicadas o que significa que diferentes provedores levam tempos distintos para atualizar os seus registros.

A boa notícia sobre ser dono de um domínio é que pode associá-lo com outros serviços como endereços de email. Pode também criar subdomínios (http://subdominio.seunome.com - http://cloud.inolectus.com ) e definir redirecionamentos e encaminhamentos. Pode até mesmo comprar múltiplos domínios e redirecionar todos para o mesmo site.

Nomes de domínio são também interoperáveis, não estando limitados ao fornecedor ao qual adquiriu o domínio. De igual forma que pode mudar o seu fornecedor de hospedagem pode também migrar o seu nome de domínio.

Quando regista um nome de domínio torna-se dono daquele domínio pelo tempo que foi especificado, apesar de que, potencialmente, pode cedê-lo ou transferir a titularidade.

O melhor de tudo é que pode adquirir um novo domínio e usá-lo no lugar do anterior, sem problema. Pode simplesmente seguir o mesmo procedimento de quando foi comprado o primeiro domínio e apontar o novo nome para o seu servidor.

A verdade é que pode alterar o seu nome de domínio mas não é boa ideia fazer isso regularmente. Aliás, quanto mais utilizar o seu domínio mais relevante ele se torna. Cada vez que o modifica desperdiça parte do trabalho que fez com o domínio antigo.

O prazo mínimo pelo qual pode registar um domínio é de 1 ano mas pode também estender o seu registro por 3 anos se o quiser ter por mais tempo.

Além disso, encorajamos que renove o seu nome de domínio. Receberá avisos por email logo que estiver na hora de renovar o seu domínio. Também disponibilizamos a renovação automática para que, enquanto o seu método de pagamento for válido, o seu registro seja renovado automaticamente sempre que necessário.

Depende do intuito. Se é para o Verificador de Domínio, não precisa adicionar www antes dos domínios que está a pesquisar.

Quando se trata de personalizar o seu URL, tudo resume-se a uma escolha pessoal. No entanto, seja qual for a sua escolha, deve certificar-se de que é consistente. Se o site é identificado tanto em http://www.seunome.co.mz como em http://seunome.co.mz, é efetivamente tratado como dois sites diferentes.

Tradicionalmente, os sites continham o www antes do domínio para que, quando suas URLs fossem usadas em artigos de merchandize, as pessoas soubessem que se tratava de um sítio na "World Wide Web". Só que hoje a internet está tão omnipresente que já não é preciso digitar o www e muitas pessoas defendem que isso facilita na hora de se lembrar de endereços.

O Verificador de Domínio tem melhor rendimento se começar com uma seleção de potenciais nomes de sites. Não perca demasiado tempo com a extensão (ex.: .com) - simplesmente liste os nomes e tenha-os à mão para que possa experimentar diversas variações e encontrar uma que esteja livre.

Imaginemos que está a procurar por 'oseusitedeexemplo' como um potencial nome de domínio. Quando o colocamos no Verificador de Domínio e clicamos em 'verificar', retorna uma resposta a dizer que 'oseusitedeexemplo.xyz está disponível'. Abaixo disso, o verificador mostra-nos que embora "oseusitedeexemplo.com" esteja ocupado, está acessível em várias outras extensões que incluêm "oseusitedeexemplo.org" e "oseusitedeexemplo.net".

Mas é aqui que fica interessante. Além de analisar o que digitou, o Verificador de Domínio também oferece alternativas. Com o exemplo acima temos 'sse.pt' e 'oseusitedeexemplo.pt' que podem ser variações apelativas. Acontece frequentemente que as dicas suscitam novas ideias e mesmo que não goste dos nomes exatos sugeridos, estas sugestões acabam por levá-lo a uma variante do seu agrado.

Pode usar o Verificador de Domínio para procurar quantos nomes de domínio quiser por isso ouse ser criativo. Lembre-se disso assim que encontrar o nome de domínio perfeito!

Novidade: não há nenhum requisito especial para registar um domínio connosco. De facto, estamos disponíveis para todos - inclusive para si!

Dito isto, solicitamos algumas informações durante todo o processo de registro para nos certificarmos de que temos os seus dados de contacto no ficheiro em caso de dificuldades. Precisará também de um meio de pagamento autorizado para efetuar o pagamento do seu nome de domínio.

Não tem de ser nosso cliente se quiser utilizar o Verificador de Domínio da ICS e registar um nome de domínio. Pode apontar um nome de domínio que registe connosco para uma hospedagem que possua noutro local. No entanto, normalmente achamos que é melhor (e desejável) ter tudo num único local. Por essa razão prestamos serviços de hospedagem e registro de domínios.

A proteção de privacidade é também conhecida como proteção WHOIS porque esconde determinados dados do dono de um nome de domínio que, caso contrário, poderiam ser reveladas depois de uma busca na WHOIS.

A WHOIS é uma entidade internacional que guarda e apresenta informações sobre nomes de domínio e os seus titulares, inclusive quando foram registados, quando expiram, quem os registrou e para onde apontam os nomes de domínio.

Tal facto permite que qualquer um possa pesquisar um domínio na base de dados da WHOIS e receber a informação referente a esse domínio. A proteção de privacidade é uma opção extra que lhe permite prevenir isso caso prefira manter-se no anonimato.

É claro que a proteção de privacidade não é universal, mas se preferir pode substituir o seu nome, morada, contacto telefónico e nome do negócio com uma série de dados genéricos e anónimos. Se esse é o seu caso a proteção WHOIS é perfeita para si.

O seu nome de domínio é como a sua morada e o seu hospedagem web é a casa onde vive. Se quiser lançar um site vai precisar tanto de um nome de domínio, que todos podem usar para localizá-lo, como de uma hospedagem web, que guarda o site propriamente dito.

Nomes de domínio e hospedagem web têm algo de relação simbiótica, como software e hardware ou yin e yang. Apesar de ser tecnicamente possível ter um sem o outro, estes trabalham melhor quando trabalham em conjunto, razão pela qual muitos web hosts oferecem registros de nome de domínios e por que muitos registadores oferecem hospedagem.

É claro que pode separar os dois e registrar um nome de domínio através de uma empresa e comprar hospedagem através de outra. Mas normalmente isto leva mais tempo - para não mencionar que é mais dispendioso - então para quê ter esse trabalho?